domingo, 18 de maio de 2014

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Intervenção pela Fotografia

Serão citados um artista que faz intervenção por meio de foto x desenho e os demais sendo foto x objeto. Veja a seguir:

Ben Heine
Ben Heine (nascido em 12 de Junho de 1983, Abidjan , Côte d'Ivoire ) é um artista belga multidisciplinar. Começando como um pintor e cartunista político, tornou-se mais conhecido em 2011 por sua "Pencil vs Camera"  e "Digital Circlism"  projetos. Heine é formado em jornalismo. Heine estudou brevemente pintura e escultura em Hastings , Inglaterra, mas se considera um artista autodidata em desenho e fotografia.

Site oficial do artista:www. benheine . com

Obras: 





Victor Nunes
Combinando seus desenhos com uma série de elementos – como rolhas, nozes, pipocas, salgadinhos, clipes, folhas e caules de plantas, o trabalho de Victor, além de inspirador, nos reserva uma surpresa atrás da outra e, pelo menos em mim, uma eterna expectativa de espera por novas criações. ____________Biografia desconhecida. 
Fonte de imagens: http://www.zupi.com.br/faces-ilustracoes-divertidas-por-victor-nunes/

Obras:







Javier Perez
Javier Perez é um artista espanhol de origem basca , nascido em Bilbao em 1968. Diretor de arte e ilustrador Javier Pérez vem apresentando uma série divertida de ilustrações em sua conta no instagram que combinam objetos do cotidiano, como clipes de papel, uvas, unhas e anéis para criar obras de arte deliciosas de ver.
Fontes de imagens: http://irresistiveis.com.br/a-simplicidade-artistica-de-javier-perez/

Obras:








Alex Solis
Alex Solis é um ilustrador que mora em Chicago e que ficou conhecido através de algumas ilustrações próprias que ele publica frequentemente no seu Instagram (@alexmdc). Alex gosta de incorporar novas tecnologias e está sempre em busca de projetos desafiadores para expandir seu repertório artístico. Em alguns de seus trabalhos ele mistura ilustrações com objetos reais, fazendo uma interação entre eles.
Fonte: http://blogdakado.wordpress.com/2013/09/18/as-ilustracoes-criativas-de-alex-solis/
http://www.ufunk.net/en/photos/alex-solis-instagram/

Obras: 








INTERVENÇÃO ARTÍSTICA (definição)


Como prática artística no espaço urbano, a intervenção pode ser considerada uma vertente da arte urbana, ambiental ou pública, direcionada a interferir sobre uma dada situação para promover alguma transformação ou reação, no plano físico, intelectual ou sensorial. Trabalhos de intervenção podem ocorrer em áreas externas ou no interior de edifícios.

O termo intervenção é também usado para qualificar o procedimento de promover interferências em imagens, fotografias, objetos ou obras de arte preexistentes. Intervenção, nesse caso, possui um sentido semelhante à apropriação, contribuição, manipulação, interferência. Colagens, assemblages, montagens, fotografias e desenhos são trabalhos que freqüentemente se valem desse tipo de procedimento.

Os projetos de intervenção são um dos caminhos explorados por um universo bastante diverso de artistas interessados em se aproximar da vida cotidiana, se inserir no tecido social, abrir novas frentes de atuação e visibilidade para os trabalhos de arte fora dos espaços consagrados de atuação, torná-la mais acessível ao público e desestabilizadora e menos mercantilizada e musealizada. Tal tendência, marcante da arte contemporânea, é geradora de uma multiplicidade de experimentações artísticas, pesquisas e propostas conceituais baseadas em questões ligadas às linguagens artísticas, ao circuito da arte ou ao contexto sociopolítico.

Algumas referências teóricas importantes para essa forma de expressão artística são o movimento situacionista e a fenomenologia, e, entre os movimentos estéticos, o dadaísmo, o minimalismo, a arte povera e a arte conceitual. No plano internacional, entre as diversas práticas artísticas que podem ser identificadas com intervenções estão trabalhos de artistas bastante diferentes, como Richard Long (1945), Christo (1935), Richard Serra (1936) e Gordon Matta-Clark (1943-1978). No contexto brasileiro, alguns trabalhos de artistas como Flávio de Carvalho (1899-1973), Hélio Oiticica (1937-1980),Lygia Clark (1920-1988), Cildo Meireles (1948), Artur Barrio (1945), Paulo Bruscky (1949), grupo 3nós3, Dante Velloni (1954), podem ser considerados precursores das intervenções.

Fonte: http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=8882

Segue algumas imagens relacionadas a intervenção